domingo, 13 de abril de 2014

Origens da Guitarra Elétrica

Dobro
  Durante a década de 1830, pastores de gado mexicanos introduziram o violão aos havaianos, que rapidamente incorporaram-no em sua própria música, tipicamente afinando todas as cordas em uma tríade maior. 
  É creditada a Joseph Kekuku, a técnica de deslizar um pente sobre as cordas a fim de criar o glissandi. Como era difícil aplicar essa técnica segurando o violão da maneira convencional, ele foi deitado sobre o colo.

Guitarra Dinâmica
  A guitarra dinâmica foi desenvolvida no início do século XX. Sua tecnologia usava discos de metal que agiam de forma similar à pele do banjo, amplificando as ondas sonoras geradas pelas cordas.
  As guitarras dinâmicas eram um pouco mais altas que suas irmãs de madeira. 

A Chegada do Dobro
  Na década de 1920, o construtor de instrumentos eslovaco John Dopyera e seus irmãos projetaram nos EUA um refinamento à guitarra dinâmica. 
  Usaram três cones torcidos de alumínio como sistema de amplificação. Esse novo modelo tornou-se conhecido como guitarra dobro, parcialmente baseado no nome dos irmãos e parcialmente porque "dobro" significa "bom" em eslovaco.
  Com um grande e decorado disco de alumínio, o Dobro tem o formato do violão e foi desenvolvido no mesmo período da guitarra elétrica, mas como esta apresentou maior eficiência e menor custo, o Dobro foi ultrapassado em popularidade.
  Apesar disso, o seu som característico tornou-se um importante componente da tradição do Bluegrass e Blues, permanecendo em uso ainda hoje.

Guitarra Elétrica
  Após as mudanças revolucionárias de Torres, o violão desenvolveu-se lentamente, mas há uma notável exceção, a amplificação. 
  O violão começou a se envolver com a música popular, mais notavelmente com o jazz, e com isso houve a necessidade de obter um volume mais alto do instrumento.
  Desde a década de 1920, testes eram feitos usando captadores que levavam o som da guitarra para um amplificador.
   Além de criar guitarras puramente eletrônicas, a tecnologia dos captadores foi aplicada ao violão clássico. Gradualmente os instrumentos híbridos (combinando qualidades de ambos) foram desenvolvidos e a guitarra começou a ocupar um lugar mais proeminente no jazz e na música popular.
  A empresa fundada em fins de 1890 por Orville Gibson inventou as guitarras semi acústicas, e a partir de 1930 começou a comercializá-las. Nesta época, elas foram usadas e popularizadas pelo lendário guitarrista Charlie Christian.
  A primeira guitarra elétrica de corpo sólido foi vendida em 1948 pela empresa de Clarence Leonidas Fender.
  Logo em seguida (1952) Orville Gibson também introduziu no mercado a sua primeira guitarra sólida, estabelecendo assim uma rivalidade comercial que impulsionou o desenvolvimento do instrumento.

Guitarra Havaiana
  À medida que o estilo havaiano de tocar se popularizava, as guitarras se tornaram mais retangulares e o pente foi substituído por uma barra de metal. Quando começaram a ser fabricadas comercialmente na década de 1930, elas adquiriram o nome de "guitarra havaiana".
   Já que o estilo de tocar a guitarra havaiana limita o instrumentista a poucas tonalidades, os músicos começaram a usar instrumentos com mais de um braço, aumentando o número de notas disponíveis sem ter que reafinar.
  Rapidamente, entretanto, ter múltiplos conjuntos de cordas tornou-se incômodo e os construtores nos anos 1940 começaram a encaixar pedais que poderiam alterar simultaneamente a afinação de conjuntos completos de cordas. 

Pedal Steel Guitar
  O pedal steel guitar tem dois braços como padrão, com um jogo de oito pedais e 10 cordas em cada braço, embora existam com 12 e 14 cordas. 
  Um braço é normalmente afinado em acorde de E9 e o outro em C6.
  Tanto a guitarra havaiana como o pedal steel guitar são guitarras sem trastes; as cordas são pressionadas usando-se uma barra de metal conhecida como steel que, como o pente de Kekuku, é deslizada para cima e para baixo, criando glissandi.
  Normalmente, quatro pernas apoiam a guitarra e o instrumentista senta-se em um banquinho. O pé direito é usado para controlar o volume, enquanto a perna esquerda controla os pedais, usando tanto o pé e o joelho para movê-los.
  As cordas são tangidas usando o dedo e palhetas de polegar (palhetas de metal que são usadas como dedais).

Manual Ilustrado dos Instrumentos Musicais (Lucien Jekins)