terça-feira, 29 de agosto de 2017

Bossa Nova #3: Encontros

Rubem Braga
Vinicius e Lila

   Algumas casa noturnas na década de 50 eram o esconderijo da boa música. No barzinho chamado "Tudo Azul" por exemplo, o pianista efetivo era Tom Jobim, e foi neste local que Rubem Braga fez a célebre apresentação de Vinicius de Moares a Líla Bôscoli.


Durval Ferreira


Mauricio Einhorn
   Havia também o clube "Tatuís", em Ipanema, fornecendo jam sessions como atração. O violonista Candinho sempre tocava e volta e meia Tom Jobim aparecia. Também serenatas noturnas nos barquinhos do posto 6 e os arrastões no posto 5 eram programas musicais obrigatórios.




Ed Lincoln
   Nas tardes de domingo do Hotel América, Freddy Falcão, Durval Ferreira, Gusmão, Maurício Einhorn e Pecegueiro tocavam música moderna. Também no Cube Leblon, Eumir Deodato, Jayme Peres, Waldemar Dumbo, Pecegueiro e Ed Lincoln, entre diversos músicos que viriam a ser importantes para a Bossa Nova, se encontravam para fazer fins de semanas musicais.
João Gilberto



Eumir Deodato
   Roberto Menescal ouviu pela primeira vez a musicalidade de Ronaldo Bôscoli numa reunião musical na casa do compositor Breno Ferreira. Tempos após, Bôscoli, a convite de Menescal, compareceu e trouxe consigo Chico Feitosa para uma reunião no apartamento de Nara Leão.


Chico Feitosa
Pedrinho Mattar
   Chico e Ronaldo dividiam um apartamento na rua Otaviano Hudson, em Copacabana. Recebiam muitos hóspedes circunstanciais, como: Caetano Zuma, Pedrinho Mattar, Luiz Carlos Miéle e o ilustre João Gilberto que chegou para passar alguns dias e acabou ficando meses.

Luiz Carlos Miéle

   Apesar de tijucano, Antonio Carlos Jobim era um típico jovem de Ipanema, onde vivia desde criança. Gostava de pegar onda no mar limpo de Ipanema e de nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas. Adolescente no início dos anos 40, começou a estudar piano com o excelente professor alemão Hans Joachim Koellreutter. Tom e Newton Mendonça, seu amigo de infância e futuro parceiro de hinos da Bossa Nova, já formavam grupinhos musicais com os amigos, nos intervalos entre o colégio e a praia.

Ronaldo Bôscoli
Newton Mendonça
 Em 1946, Tom entrou para a Faculdade de Arquitetura, onde não chegou a ficar nem um ano, resolvendo seguir definitivamente a carreira de músico. Seu gosto musical variava dos populares Ary Barroso, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Garoto, Noel Rosa e Lamartine Babo aos eruditos Villa-Lobos, Debussy, Ravel, Chopin, Bach e Beethoven, passando pelas grandes orquestras americanas. 




A História da Bossa Nova, volume 1 - edição especial Caras;