terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Jingle Bells, sinônimo de Natal?

   Pode parecer engraçado, mas uma das cantigas populares mais ouvidas durante a época natalina não foi escrita e pensada para essa data.
   Ela nasceu em 1850 como uma canção de inverno chamada "The One Horse Open Sleigh".
   Publicada em 1857 por Oliver Ditson, empresário e Fundador da Oliver Ditson and Company, uma das principais editoras de música do final do Século XIX.
   Provém da Página 173 do Livro "Boston Curiosities" a seguinte informação: "The One Horse Open Sleigh", foi escrita em 1850 por James Lord Pierpont.
   Algumas cidades se denominam como as que impulsionaram James a compor a música, porém é muito provável que o compositor tenha se inspirado nas corridas anuais de trenó aberto que ocorriam nas cidades de Salem e Medford (EUA). Pierpont escreveu a canção enquanto se hospedava na Simpson Tavern, a única pensão da cidade que na época possuía um piano.
   Este marcador está localizado na Rua 19, em Medford.
  
   Em 1959, dois anos após o nascimento da canção, o título "The One Horse Opens Sleigh" foi mudado e reimpresso como "Jingle Bells". Contudo, a canção ainda levou alguns anos para se tornar uma das canções de inverno mais populares.
   Entre inúmeras gravações da canção Jingle Bells, há uma interpretação da música Basin Street Blues em que Louis Armstrong cita a Jingle Bells rapidamente durante o improviso.
   Você consegue encontrar esse momento?
   Segue o desafio e o prazer de ouvir o grande Louis Armstrong brincar com seu instrumento.

  

 Sites para referência:
You Tube;
Wikipédia;

Nenhum comentário: