sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Texturas Musicais

A IMPORTÂNCIA DA MELODIA


   Você sabia que na África, existem povos cuja linguagem inclui palavras e frases com entonação melódica?
   Nessas línguas, uma mesma palavra pode significar até quatro coisas diferentes de acordo com o "tom" ou altura com que ela é pronunciada. A música dessas tribos utiliza tambores "falantes" que, habitualmente tocados, imitam as inflexões da linguagem e emitem mensagens que podem ser entendidas pelos membros da comunidade.
   Clique aqui e descubra mais...

ESTILOS MELÓDICOS


   O que é essa tal de polifonia, monofonia, etc?
   Ao longo da história da música, a melodia, o ritmo e a harmonia combinaram-se com maior destaque de um ou outro elemento. Existem quatro estilos principais, segundo a predominância de um elemento musical, e deles podem-se obter numerosas subdivisões.

- Estilo Monofônico


   Sua base é uma melodia pura, sem acompanhamento de nenhuma espécie. O canto gregoriano e quase toda a música da Antiguidade são monofônicos. Na atualidade, grande parte do legado musical do folclore também é de estilo monofônico.
   Ouça um exemplo de música monofônica.



- Estilo Polifônico


   Baseia-se no contraponto. 
   Contraponto é o resultado de várias linhas melódicas que soam de forma simultânea e independente e convergem para um todo harmônico. Esse foi o estilo praticado pelos grandes músicos a partir do século XIV.
   Do século XV ao XVII, a maior parte da música erudita era polifônica. Posteriormente, com o advento da melodia acompanhada, o contraponto passou a ser utilizado como um recurso de composição.
   Exemplo de polifonia.



- Estilo Homofônico


   Consiste em uma melodia com acompanhamento harmônico, de outras vozes ou de instrumentos que se subordinam a ela e reforçam-na, mas nunca a obscurecem. Quando um cantor se acompanha ao violão, por exemplo, ele pratica o estilo homofônico.
   Esse estilo foi muito comum a partir do século XVII, sendo preponderante até nossos dias, praticado por numerosos cantores e compositores.
   Confira a seguir. 

  

- Estilo Não-Melódico


   Nele, a melodia não é reconhecível sob nenhum aspecto ou perde seu caráter de elemento principal em favor de outras características musicais. 
  No estilo não-melódico se encontra a maior parte da música de vanguarda: concreta, abstrata, eletrônica e aleatória.




   Ainda que  se possa estabelecer uma sucessão histórica desses quatro estilos, todos eles coexistem na atualidade. Assim, por exemplo, há autores de vanguarda que cultivam a linha melódica ou o contraponto. Há compositores que se enquadram em cada um desses estilos, outros que os praticam indistintamente e que, além disso, possuem traços peculiares que constituem sua marca ou estilo pessoal.



Fontes                                      
Enciclopédia do Estudante 13, Música (Editora Moderna);
Super Interessante (www.super.abril.com.br);

Nenhum comentário: