domingo, 30 de agosto de 2020

Influência ou Coincidência?

 Esta postagem não tem o interesse de comparar grandes nomes da música.
 O objetivo é apontar a importância de ouvir todo tipo de música.
 Quando abrimos nossos ouvidos para diversos gêneros, estilos, compositores, períodos, etc, enquanto descobrimos culturas diferentes, estamos construindo e ampliando paralelamente nosso "vocabulário" musical.
 Nos vídeos que seguirão, vale a pena nos atentarmos para algumas semelhanças existentes nas músicas de Tom Jobim e dos outros compositores citados.
 Mas antes de ouvirmos, vamos conhecer um singelo trecho da história de cada um.


 Frédéric François
Chopin (1810 à 1849). Conhecido como um dos maiores compositores para piano, além de um dos mais importantes pianistas da história da música. Com técnica refinada e elaboração harmônica relevante, continua exercendo grande influência na atualidade.


 Claude-Achille Debussy (1862 à 1918). Com obra bastante diversificada do ponto de vista de gêneros e formas que utilizou, sua obra pode ser dividida em música para orquestra, música de câmara e para instrumentos solo, música para piano, canções e música coral, obras cênicas e música incidental. Uma música inovadora que fomentou diversos movimentos musicais e compositores como Heitor Villa-Lobos, Béla Bartok, entre outros.


  Antonio Carlos Jobim (1927 à 1994). Compositor, maestro, arranjador, pianista, e violonista. Um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. Durante seus estudos musicais, foi aluno do introdutor do dodecafonismo no Brasil, o professor Hans-Joachim Koellreutter.   


Jobim x Chopin


Prelúdio nº 4 em Mi Menor, Opus 28 - F. Chopin
"por pedido de Chopin, essa peça foi tocada em seu funeral"


Insensatez (How Insensitive) - T. Jobim


Jobim x Debussy


Rêverie - Debussy


Chovendo na Roseira - T. Jobim



fontes                                                            

Nenhum comentário: