O Lá do diapasão normal, que é o ponto de referência para a afinação de todos os instrumentos musicais, e que foi estabelecido pela Academia e Ciências de Paris em 1858, produz 440 vibrações duplas por segundo, ou 870 vibrações simples.
Antes da fixação desse limite reinava grande confusão e liberdade no que se refere ao diapasão. A expressão - diapasão antigo - significa um diapasão mais alto que o normal.
Logo após a ocorrência desta nota inicial, segue-se uma série de outros sons. Esse conjunto de sons concomitantes que tem por base um som fundamental ou gerador, é um fenômeno físico-harmônico denominado série harmônica.
Exemplo da série harmônica a partir de um som gerador:
Nota-se que a ordem dos harmônicos é contínua quando o som é produzido por uma corda. A sequência de sons ocorridos após o som gerador, difere de acordo com os tipos de tubos usados na construção dos instrumentos musicais.
O exemplo da série harmônica mencionado acima, corresponde aos harmônicos que são obtidos nas cordas e nos tubos abertos (cita-se como exemplo a flauta). Enquanto nos tubos fechados (toma-se como exemplo o oboé) são obtidos os harmônicos ímpares como: 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, etc.
Vejamos agora os intervalos verificados entre os diversos sons da série harmônica:
- Entre os sons 1 e 2 - oitava justa;
- " " " 2 e 3 - quinta justa;
- " " " 3 e 4 - quarta justa;
- " " " 4 e 5 - terça maior;
- " " " 5 e 6 - terça menor;
- " " " 6 e 7 - terça menor;
- " " " 7 e 8 - segunda maior;
- " " " 8 e 9 - segunda maior;
- " " " 9 e 10 - segunda maior;
- " " " 10 e 11 - segunda maior;
- " " " 11 e 12 - segunda menor;
- " " " 12 e 13 - segunda menor;
- " " " 13 e 14 - segunda maior;
- " " " 14 e 15 - semitom cromático;
- " " " 15 e 16 - segunda menor;
Observando o quadro dos harmônicos verifica-se desde logo:
a) que os seis primeiros sons reunidos formam o acorde perfeito maior;
b) que o acréscimo do sétimo som transforma o acorde perfeito maior em acorde de sétima da dominante;
c) que o acréscimo do nono som transforma o acorde de sétima da dominante em nona da dominante maior:
d) que os sons cinco, seis, sete e nove formam o acorde de sétima da sensível maior;
e) que os sons cinco, seis e sete formam o acorde de quinta diminuta;
f) que os sons seis, sete e nove formam o acorde perfeito menor;
g) que eles são, portanto, a base física dos acordes e a consequência lógica e material da tonalidade.