domingo, 26 de janeiro de 2014

Funções Sociais da Música

   Durante esses anos trabalhando como educador musical e músico, percebo o aumento das pessoas procurando estudar música. Contudo, poucos compreendem os benefícios e as funções que a música fornece para a sociedade. Ouve-se então, frases corriqueiras como:
   - Aprender música pra quê?...  - Pra que serve música?....  - Música é só lazer, diversão...  
   Certamente, música também é isso, como atesta a publicação do "Último Segundo - Ciência". Contudo, para aqueles que associam música apenas a esses conceitos, e para outros que desejam conhecer um pouco mais sobre algumas funções proporcionadas por ela, eis a seguir uma pequena leitura sobre o assunto. Leia, reflita e tire suas conclusões.
   Em 1964, o etnomusicólogo Allan Merrian categorizou em seu livro "The Anthropology of Music" algumas funções sociais exercidas pela música.
   1. Prazer estético: prazer gozado tanto pelos apreciadores quanto pelos criadores.
   2. Divertimento e entretenimento: presente em todas as culturas. Esta função divide-se em duas áreas:
   a) entretenimento puro (tocar ou apenas cantar); 
  b) entretenimento combinado (ligada a outros funções, como por exemplo a comunicação em filmes, comerciais, etc.).
   3. Função de comunicação: ocorre quando a música comunica algo, tome-se como exemplo a emoção.
   4. Representação simbólica: quando elementos presentes nas composições musicais simbolizam as ideias e os comportamentos da sociedade.
   5. Expressão emocional: esta refere-se à liberação de sentimentos.
   6. Reação física: quando a excitação e a mudança de comportamento são provocadas e incentivadas pela música.
   7. Conformidade: a música impõe conformidade à normas sociais quando exerce influência na aversão e na afeição a determinados grupos ou sujeitos.
   8. Validar instituições sociais: a música enfatiza o adequado e repugna o impróprio para a sociedade além de validar os rituais religiosos através da música folclórica ao citar mitos e lendas.
   9. Continuidade e estabilidade da cultura: para isso, a música contribui dizendo o que é certo e o que é errado socialmente, influindo na continuidade e na expansão da cultura de um povo.
   10. Integração da sociedade: a música promove um ponto de solidariedade quando por exemplo, pessoas se reúnem para realizar atividades em conjunto que necessitam entre muitas coisas, a coordenação e a cooperação do coletivo.
   

As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro. (Júlia Maria Hummes).

Um comentário:

Valdir disse...

Musica é cultura, socialização, e em algum momento remédio para a alma.