Durante a
década de 1830, pastores de gado mexicanos introduziram o violão aos havaianos,
que rapidamente incorporaram-no em sua própria música, tipicamente afinando
todas as cordas em uma tríade maior.
É
creditada a Joseph Kekuku, a técnica de deslizar um pente sobre as cordas a fim
de criar o glissandi. Como
era difícil aplicar essa técnica segurando o violão da maneira convencional,
ele foi deitado sobre o colo.
Guitarra Dinâmica
A guitarra
dinâmica foi desenvolvida no início do século XX. Sua tecnologia usava
discos de metal que agiam de forma similar à pele do banjo, amplificando as
ondas sonoras geradas pelas cordas.
As
guitarras dinâmicas eram um pouco mais altas que suas irmãs de madeira.
A Chegada do
Dobro
Na
década de 1920, o construtor de instrumentos eslovaco John Dopyera e seus
irmãos projetaram nos EUA um refinamento à guitarra dinâmica.
Usaram
três cones torcidos de alumínio como sistema de amplificação. Esse novo modelo
tornou-se conhecido como guitarra dobro, parcialmente baseado no nome dos
irmãos e parcialmente porque "dobro" significa "bom" em
eslovaco.
Com um
grande e decorado disco de alumínio, o Dobro tem o formato do violão e
foi desenvolvido no mesmo período da guitarra elétrica, mas como esta
apresentou maior eficiência e menor custo, o Dobro foi ultrapassado em
popularidade.
Apesar
disso, o seu som característico tornou-se um importante componente da tradição
do Bluegrass e Blues, permanecendo em uso ainda hoje.
Guitarra Elétrica
Após
as mudanças revolucionárias de Torres, o violão desenvolveu-se lentamente, mas
há uma notável exceção, a amplificação.
O violão
começou a se envolver com a música popular, mais notavelmente com o jazz, e com
isso houve a necessidade de obter um volume mais alto do instrumento.
Desde
a década de 1920, testes eram feitos usando captadores que levavam o som da
guitarra para um amplificador.
Além
de criar guitarras puramente eletrônicas, a tecnologia dos captadores foi
aplicada ao violão clássico. Gradualmente os instrumentos híbridos (combinando
qualidades de ambos) foram desenvolvidos e a guitarra começou a ocupar um lugar
mais proeminente no jazz e na música popular.
A empresa
fundada em fins de 1890 por Orville Gibson inventou as guitarras semi
acústicas, e a partir de 1930 começou a comercializá-las. Nesta época, elas foram usadas e popularizadas pelo lendário guitarrista
Charlie Christian.
A primeira
guitarra elétrica de corpo sólido foi vendida em 1948 pela empresa de Clarence
Leonidas Fender.
Logo
em seguida (1952) Orville Gibson também introduziu no mercado a sua primeira
guitarra sólida, estabelecendo assim uma rivalidade comercial que
impulsionou o desenvolvimento do instrumento.
Guitarra Havaiana
À medida
que o estilo havaiano de tocar se popularizava, as guitarras se tornaram mais
retangulares e o pente foi substituído por uma barra de metal. Quando começaram
a ser fabricadas comercialmente na década de 1930, elas adquiriram o nome de "guitarra
havaiana".
Já que o
estilo de tocar a guitarra havaiana limita o instrumentista a poucas
tonalidades, os músicos começaram a usar instrumentos com mais de um braço,
aumentando o número de notas disponíveis sem ter que reafinar.
Rapidamente, entretanto, ter múltiplos conjuntos de cordas tornou-se incômodo e
os construtores nos anos 1940 começaram a encaixar pedais que poderiam alterar
simultaneamente a afinação de conjuntos completos de cordas.
Pedal Steel
Guitar
O pedal
steel guitar tem dois braços como padrão, com um jogo de oito pedais e 10
cordas em cada braço, embora existam com 12 e 14 cordas.
Tanto a
guitarra havaiana como o pedal steel guitar são guitarras sem trastes; as
cordas são pressionadas usando-se uma barra de metal conhecida como steel que,
como o pente de Kekuku, é deslizada para cima e para baixo, criando glissandi.
Normalmente, quatro pernas apoiam a guitarra e o instrumentista senta-se
em um banquinho. O pé direito é usado para controlar o volume, enquanto a perna
esquerda controla os pedais, usando tanto o pé e o joelho para movê-los.
As cordas
são tangidas usando o dedo e palhetas de polegar (palhetas de metal que são usadas como dedais).
Manual Ilustrado dos Instrumentos Musicais (Lucien Jekins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário