quarta-feira, 25 de junho de 2014

Memorização

   "O estudo da música constitui-se numa das mais ricas, amplas e profundas experiências do ser humano. O domínio da voz ou de um instrumento musical exige um grande controle da capacidade física conectado a um profundo embasamento intelectual e a um alto grau de equilíbrio emocional" (Marcia Kazue Kodama).
   É certo que músicos exercitam constantemente seus cérebros enquanto realizam suas atividades (memorização das peças, de canções, de movimentos motores finos e precisos, entre outros).
   Geralmente, para que uma informação seja lembrada futuramente, há a necessidade da repetição, o que facilita a atividade dos circuitos cerebrais e a retenção pela memória cerebral. Quanto mais tempo o pensamento se manter na mente, mais intensa e duradoura será sua memorização, além de outros fatores (vide o post Concentração e Memória).

Circuito Reverberativo
1. a informação chega ao neurônio A;
2. ele estimula os neurônio B e C através de sinais; 
3. as ramificações devolvem o impulso e reestimulam o neurônio A;
4. a informação continua na mente enquanto os sinais se manterem nesse ciclo.

   Entre os inúmeros tipos de memórias existentes, as mais utilizadas pelos músicos são:

Memória Visual: possibilita a memorização através da visualização da partitura, contudo há a necessidade de possuir uma memória visual bastante favorecida. Ela pode ser desenvolvida, mas normalmente as pessoas que a utilizam já nascem com essa aptidão.

Memória Auditiva: muito importante para o músico, pois ele decora o resultado sonoro musical. Costumo dizer aos alunos dedicados ao aprendizado e desenvolvimento da leitura musical que, "este é o momento que eles entendem a música ou o som que está no papel".



Memória Digital: é a memorização e a automatização de sequências dos movimentos mecânicos (mãos, pés, diafragma, etc).




Memória Analítica: é a que se dá através da análise e entendimento das peças.




(Tocando com Concentração e Emoção - Marcia Kazue Kodama)

Nenhum comentário: