quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aprender música é fácil?

   Algumas pessoas me perguntaram, muitas me perguntam, e certamente inúmeras me perguntarão:
   -É fácil aprender música?

   Relendo alguns trechos do livro da Marcia Kazue, esbarrei em dois parágrafos que elucidam bem a dúvida sobre o aprender música. Eis seus dizeres:
   Aprender música e tocar bem um instrumento não é uma das tarefas mais fáceis, pois exige que o ser humano desenvolva a percepção, o reflexo, o controle, raciocínio, sensibilidade, coordenação-motora, agilidade, pensamento rápido, entre outros.
   A quantidade de horas de estudo é o que faz a diferença na hora de aprender e apreender os conteúdos? Leia:
  "O segredo para conseguir um melhor rendimento do estudo não está em se matar de estudar; pelo contrário, é muito importante respeitar o próprio limite e facilitar ao máximo o seu trabalho." Não adianta ficar horas com o instrumento na mão, e não ter foco no que precisa ser estudado; assim como, pegar as matérias para estudar, e o pensamento estar longe, sem concentração.
   Se quer desenvolver a habilidade em música, será necessário ter paciência, dedicação e força de vontade;  além de saber controlar e respeitar seus sentimentos; também deve estar ciente que a repetição leva a perfeição.
  Porém, todo esse trabalho valerá a pena ser feito, não apenas para desenvolver habilidades musicais, mas também para poder se beneficiar em várias outras atividades rotineiras. Acredito que dessa forma, melhorará e facilitará aspectos emocionais e mentais da vida.


Tocando com Concentração e Emoção (Marcia Kazue Kodama)




Um comentário:

Unknown disse...

Adorei! vou começar pelo violão. Já pensou você tocar as músicas que mais gostamos!