Pianeira Pioneira
Não existia compositor de música de carnaval. Foi Chiquinha Gonzaga quem, aliada a outros criadores de música popular, lançou a novidade em 1899 com Ô Abre Alas, hino do reinado de Momo.
Sempre que pensamos em carnaval, uma trilha sonora passeia pela nossa imaginação ou lembrança, quase sem querer. Entre marchas, sambas ou frevos, dificilmente deixa de surgir na memória a letra de uma canção centenária, composta por uma mulher rebelde, à frente do seu tempo: Ô abre alas, que eu quero passar.
Por volta de 1899, Chiquinha morava no Andaraí, subúrbio do Rio de Janeiro. Foliões se concentravam no bairro, ponto de encontro de cordões. Um deles, o Rosa de Ouro, pediu-lhe uma música para enriquecer a festa. A compositora foi ao piano e, inspirada nos próprios ensaios de cordão, criou "Ô Abre Alas", nossa primeira música composta para o carnaval. Até ali, nenhum compositor havia pensado nisso. O que havia eram estribilhos populares, sem melodia elaborada, cantados nos dias de folia. A marcha fez tanto sucesso, que Chiquinha incluiu-a num espetáculo de teatro de revista, sendo pioneira também em levar para o salão o que era da rua.
Ô Abre Alas ainda hoje se toca e se canta na abertura ou no fechamento dos bailes de carnaval.
Falou Carnaval, Falou Samba
Ele não nasceu carnavalesco. Nossa festa mais famosa, que marca extra-oficialmente o início do ano, sempre rolou ao som de vários ritmos. Mas quem virou sinônimo de carnaval foi ele, o samba.
Carnaval; Di Cavalcanti |
Hoje carnaval é samba em boa parte do país. Mas, como continua acontecendo em Olinda ou Recife, nos primeiros anos do século 20 os gêneros eram bem variados. Depois, o ritmo que os cariocas consagraram espalhou-se Brasil afora e só não tomou conta do carnaval pernambucano, baiano e de alguns lugares do interior.
Marcha, Ópera, Chula e Lundu
Carro alegórico com a Lira do Sapho, do Clube dos Fenianos, 1913 |
As sociedades carnavalescas surgiram na metade do século 19, formadas por brancos da classe média e aristocratas que se reuniam para discutir negócio, jogar cartas, beber e organizar o carnaval.
O corso era coisa das elites. Famílias e amigos saíam em desfile com seus carros, fantasiados de pierrôs, colombinas ou marinheiros, travando batalhas de confete e serpentina. Muitas vezes se faziam acompanhar de bandas que tocavam marchas.
Maxixe é Outra Coisa
Ismael Silva |
A afirmação de Ismael Silva, fundador da primeira escola de samba, a "Deixa Falar", em 1928, explica a primeira mudança rítmica do gênero. Até a década de 1920, sambas de sucesso eram parecidos com maxixe. O primeiro samba "moderno" foi A Malandragem, composto por Bide e gravado por Francisco Alves em 1927. A Deixa Falar era vizinha de uma escola normal que formava professores para a rede escolar. Ismael chamou seu bloco de Escola de Samba, já que formaria professores de samba.
Novo Rítmo faz Escola
O Macaco é Outro |
Fixado como principal ritmo do carnaval do Rio, ao lado das marchinhas, o samba espalhou escolas no final dos anos 1920. Depois da Deixa Falar, as mais famosas e tradicionais, Mangueira e Portela, surgiram da união de grupos e blocos do morro da Mangueira e do subúrbio de Madureira, que queriam se divertir com samba. Na era do rádio, a partir dos anos 1930, e como disco, ritmo se espalharia pelo Brasil, predominando como gênero de carnaval.
Gente humilde tinha seu jeito de brincar. Tia Ciata, líder da comunidade baiana no Rio de Janeiro, no início do século 20, uma das responsáveis pela difusão do samba, criou O Macaco é Outro, rancho de operários descendentes de escravos.
O Melhor do Almanaque Brasil de Cultura Popular;
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