terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Notação Musical

Neuma


 Surgidos no século IX, os neumas foram as primeiras tentativas de notação musical. Eram espécies de acentos colocados junto das palavras que indicavam de forma imprecisa os movimentos melódicos a cantar;

Tablatura



 Já a tablatura, surgida por volta do século XV, servia especificamente para um único instrumento (teclados ou lira, por exemplo) e não determinava 
com exatidão, as alturas  que deveriam soar. Nessa época, a transmissão de conhecimentos sobre a música ocorria primordialmente por meio da tradição oral.



Tetragrama
 Por volta do ano 1000, dentre as inovações de Guido D'Arezzo, houve o desenvolvimento da pauta de quatro linhas e posteriormente da pauta de cinco linhas (utilizada até hoje) com a pretensão de "remediar as arbitrariedades possíveis". As formas de registro aperfeiçoadas aumentaram a quantidade de informações contidas na notação musical e deram um maior controle aos compositores sobre suas obras.


 Dessa forma, um aprendiz poderia receber a partitura de um artista que nunca havia encontrado pessoalmente e ter acesso a suas composições, pois, até aquele ponto, a única maneira de aprender com um mestre, era estar presente fisicamente junto a ele.
 O surgimento da notação musical causou a primeira grande revolução nos processos de transmissão do conhecimento musical. Com ela, pela primeira vez uma informação musical poderia ser transportada em um suporte físico, não baseado na tradição oral e que não dependendo da memória. A informação poderia viajar separadamente de seu criador, iniciando uma nova era para a humanidade e beneficiando os processos educacionais da música. 
Palestrina
 O significado desse acontecimento para a música ocidental, tanto em aspectos teóricos quanto práticos, é considerado por diversos autores como um evento de suma importância, comparável ao surgimento da escrita para a linguagem.
 A notação ampliou as formas de acesso à música oriunda de localidades distantes, dando uma materialidade ao som e quebrando as limitações temporais e geográficas que existiam para a obra de um artista. Com um registro mais específico de ritmos e linhas melódico-harmônicas, tornou-se possível entrar em contato com compositores de outros países e mesmo de outras épocas, fortalecendo as misturas e influências musicais que iriam aumentar com o passar dos séculos.

Polifonia
  Exemplos podem ser encontrados no desenvolvimento da polifonia vocal, quando uma racionalidade decorrente do planejamento que a anotação permitia, resultou em um música mais complexa. Anteriormente à escrita, as composições eram mais simples para serem fáceis de memorizar, e também não existiam condições para o surgimento das linhas de harmonia polivocal.
 Com o desenvolvimento de complexidades rítmicas que deveriam ser retratadas pela escrita musical, tiveram origem novas fórmulas de compasso, ligaduras, pontos e várias outras formas de grafia criadas para a representação de ritmos. Os sistemas de notação precisavam ser mais completos para atender às novas necessidades da música, e consequentemente a música passava por transformações ainda maiores na medida em que a notação se tornava mais complexa.

Paul Théberge
 Para Théberge (professor/compositor/pesquisador naturalizado canadense), aprender a tocar um instrumento musical com a mediação de partituras muda a natureza do próprio processo de aprendizagem, pois no "treinamento técnico de instrumentistas de tradições musicais baseadas na notação, a aquisição de habilidades é padronizada na forma étude".


Guido D'Arezzo

 A função da notação antes de Guido, foi primariamente descrever (tentativa de registrar exatamente a essência de uma tradição oral). Com as pautas, a função foi prescrever - uma lista de instruções mais ou menos definidas escritas por um indivíduo para ser executada por outro.




Fonte                                                                                                  
Educação Musical a Distância (Daniel Marcondes Gohn);


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