Um Valioso Violino
Um dos instrumentos mais caros do mundo é um violino construído pelo luthier italiano Antonio Stradivari, considerado um dos maiores fabricantes de violinos do mundo.
Os instrumentos conhecidos por sua confecção requintada, chegam a custar entre 3,5 e 20 milhões de dólares. Além do preço, o violino também é famoso por sua idade - mais de três séculos - e por ter pertencido a diversos violinistas ao redor do mundo todo.
Guitarra Microscópica
Criada em 1997 por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, a guitarra pode ser vista apenas com o auxílio de um microscópio e, surpreendentemente, é tocável.
Para manusear e executar algumas notas, é necessário usar uma micropinça, além de ter ótima coordenação motora.
Um Instrumento Literalmente Grandioso
O maior instrumento musical do mundo mede 14 mil metros quadrados. Criado pelo Leland W. Spinkle, um matemático americano, o Great Stalactites [ou Órgão de Estalactites], como é conhecido, é um órgão elétrico construído na caverna de Luray, nos Estados Unidos.
O impressionante tamanho do instrumento é resultado de sua junção com a s formações rochosas da caverna.
Tocando sem Tocar
Pode parecer estranho, mas o teremim funciona desta maneira.
Criado em 1920 pelo russo Lev Sergeivitch Termen, é um instrumentos eletrônico composto por duas antenas, sendo que uma controla o volume, e a outra, a frequência [as notas].
Para produzir os sons com esse instrumento, é muito simples: basta posicionar e mover as mãos sobre as antenas, sem tocá-las
Flauta Pré-Histórica
Com idade que pode chegar a 35 mil anos, um dos instrumentos artesanais mais antigos do mundo é uma flauta de osso de marfim.
Com mais de 22 centímetros de comprimento, a flauta, dentre outros instrumentos, foi encontrada em cavernas localizadas na região Sudoeste da Alemanha, na Europa.
Acredita-se que a asa de um abutre e as presas de um mamute tenham sido usadas para a confecção do instrumento.
fontes :
101 Curiosidades da Música (Ciranda Cultutral);
Nenhum comentário:
Postar um comentário