Surgidos no século IX, os neumas foram as primeiras tentativas de notação musical. Eram espécies de acentos colocados junto das palavras que indicavam de forma imprecisa os movimentos melódicos a cantar;
Tetragrama |
Por volta do ano 1000, dentre as inovações de Guido D'Arezzo, houve o desenvolvimento da pauta de quatro linhas e posteriormente da pauta de cinco linhas (utilizada até hoje) com a pretensão de "remediar as arbitrariedades possíveis". As formas de registro aperfeiçoadas aumentaram a quantidade de informações contidas na notação musical e deram um maior controle aos compositores sobre suas obras.
Dessa forma, um aprendiz poderia receber a partitura de um artista que nunca havia encontrado pessoalmente e ter acesso a suas composições, pois, até aquele ponto, a única maneira de aprender com um mestre, era estar presente fisicamente junto a ele.
O surgimento da notação musical causou a primeira grande revolução nos processos de transmissão do conhecimento musical. Com ela, pela primeira vez uma informação musical poderia ser transportada em um suporte físico, não baseado na tradição oral e que não dependendo da memória. A informação poderia viajar separadamente de seu criador, iniciando uma nova era para a humanidade e beneficiando os processos educacionais da música.
Palestrina |
A notação ampliou as formas de acesso à música oriunda de localidades distantes, dando uma materialidade ao som e quebrando as limitações temporais e geográficas que existiam para a obra de um artista. Com um registro mais específico de ritmos e linhas melódico-harmônicas, tornou-se possível entrar em contato com compositores de outros países e mesmo de outras épocas, fortalecendo as misturas e influências musicais que iriam aumentar com o passar dos séculos.
Polifonia |
Com o desenvolvimento de complexidades rítmicas que deveriam ser retratadas pela escrita musical, tiveram origem novas fórmulas de compasso, ligaduras, pontos e várias outras formas de grafia criadas para a representação de ritmos. Os sistemas de notação precisavam ser mais completos para atender às novas necessidades da música, e consequentemente a música passava por transformações ainda maiores na medida em que a notação se tornava mais complexa.
Paul Théberge |
A função da notação antes de Guido, foi primariamente descrever (tentativa de registrar exatamente a essência de uma tradição oral). Com as pautas, a função foi prescrever - uma lista de instruções mais ou menos definidas escritas por um indivíduo para ser executada por outro.
Fonte
Educação Musical a Distância (Daniel Marcondes Gohn);