terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval

   Nestes dias de festa, onde bombardeios propagandísticos induzem o povo (massacrado pelos impostos) a transmitir a alegria existente ou não em seus interiores, canalizando suas atenções para as passarelas desta festa que é capaz de deixar em marcha lenta todo um país até que a mesma se dê por encerrada.
   Dedico esta pequena postagem aqueles sentem curiosidade em descobrir um pouco mais sobre o Carnaval.
    Eis então de acordo com musicólogo Ary Vasconcelos, meio século de grandes sucessos em música carnavalesca. Desde 1900 até 1950.
1900 a 1905 - a marcha "Abre alas" de Chiquinha Gonzaga.
1906 - "Vem cá, mulata" de Arquimedes de Oliveira.
1907 - "Carleto e Roca", origens desta canção que basearam-se primariamente no tema "IL Guarany" de Carlos Gomes.
1908 - Nada registrado.
1909 - "No bico da chaleira", de Costa Junior.
1910 a 1912 - Nada registrado.
1913 - cinco canções fizeram sucesso neste ano: "Minha Caruba", "Cabocla de caxangá", "Dengo-dengo", "Eu vou beber" e Estás com o dinheiro aí?".
1914 - Nada registrado.
1915 - "Ó Filomena".
1916 - "O meu boi morreu" e "Paixão de pierrô".
1917 - "Pelo telefone", samba de Donga e Mauro de Almeida.
1918 - "Quem são eles" (Sinhô); "A baratinha" (Mário São João Rabelo); e "O matuto" (Marcelo Tupinambá e Candido Costa).
1919 - "Já te digo" (Pixinguinha e China), além de "Confessa, meu bem" de Sinhô.
1920 - "Pé de anjo" e "Fala meu louro" (Sinhô), "Me leve, me leve, seu Rafael"; "Be-a-bá do careca"; e "Pois, não".
1921 - "Esta nega quer me dar"; "Sá miquelina"; "Pemberê".
1922 - "Ai, seu mé"; e o samba de Sinhô "Sete coroas".
1923 - "Tatu Subiu no Pau" de Eduardo Souto.
1924 - "Casa de mulata é de prestação; e "Fubá" (Romeu Silva).
1925  - "Dor de cabeça" (Sinhô); e "Nosso ranchinho" (Donga e De Chocolat).
1926 - "Amor sem dinheiro"; Pinta, pinta, melindrosa"; "Zizinha"; e "Eu vi".
1927 - "Ora, vejam só!" (Sinhô); "Dondoca"; e "Braço de cêra".
1928 - "Amar a uma mulher só"; "A malandragem"; "Pinião" (Turunas da Mauricéia); "Eu fui no mato, crioula"; "Ai, eu queria!" (Pixinguinha e Vidraça).
1929 - "Dorinha, meu amor"; "A vadiagem"; "Sou da fuzarca".
1930 - "Dá nela" (Ary Barroso); "Na pavuna"; "Amor de malandro"; "Ta'í", marcha de Joubert de Carvalho e interpretada pela cantora Carmem Miranda; e "Quebra, quebra gabiroba".
1931 - "Com que roupa?" e "Eu vou pra vila" de Noel Rosa; "Batente" (Almirante); e "Se você jurar" (Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos)
1932- "O teu cabelo não nega" (Lamartine Babo e Irmão Valença); "Gosto de você mas não é muito"; "Macaco, olha o teu rabo"; "Sofrer é da vida"; e "Só dando com uma pedra nela" (Lamartine Babo).
1933 - "Linda morena" (Lamartine Babo); "Até Amanhã" e "Fita amarela" (Noel Rosa); "Formosa"; "Good-bye, boy"; "Vai haver barulho no chatô"; "Arrasta a sandália"; "Moreninhada praia" e "Trem blindado"(João de Barro); "Segura esta mulher" (Ary Barroso); "Moleque indigesto" e "A tua vida é um segredo" (Lamartine Babo);
1934 - "Agora é cinza"; "Ride, palhaço"; "O orvalho vem caindo"; "O correio já chegou"; "Linda lourinha"; "Tipo 7"; "Maria Rosa"; "Se a lua contasse"; e "Uma andorinha não faz verão" (Lamartine Babo e João de Barro).
1935 - "Cidade maravilhosa" (André Filho); "Grau dez"; "Implorar"; "Eva querida"; "Criança, toma juízo"; "Foi ela"; "Deixa a lua sossegada"; "Mariana"; "Coração ingrato".
1936 - "É bom parar"; "Marchinha do grande galo"; "Palpite infeliz"; "A-M-E-I"; e "As lágrimas rolavam".
1937 - "Lig-lig-lé"; "Mamãe eu quero" (Vicente Paiva e Jararaca); "Quem ri melhor" (Noel Rosa); "Acorda, escola de samba".
1938 - "Periquitinho verde"; "Touradas em Madri"; "Juro"; "Tenha pena de mim"; "Abre a janela"; "As pastorinhas"; "Yes, nós temos bananas" (João de Barro e Alberto Ribeiro); "Não tenho lágrimas".
1939 - "Jardineira" (Humberto Pôrto e Benedito Lacerda); "Meu consôlo é você"; "Florisbela"; "O homem sem mulher não vale nada"; e "Sei que é covardia" (Ataulfo Alves e Mario Lago).
1940 - "Passarinho do relógio"; "Cai, cai"; "Em cima da hora"; "A dança do funiculi"; "Dama das camélias"; "Malmequer"; "Música, maestro"; "Ó, seu Oscar"; "Gargalhei"; e "Despedida de mangueira".
1941 - "Helena!, Helena!"; "Aurora"; "Alá-la-ô" (Nássara e Haroldo Lobo); "Nós queremos uma valsa"; "Até, papai"; "O bonde do horário já passou"; "Passo do cangurú"; "Patrão, o trem atrasou"; "Upa!, upa!".
1942 - "Ai, que saudades da Amélia" (Ataulfo Alves e Mario Lago); "Nós, os carecas"; "Está chegando a hora"; "Praça onze"; "Nós, os cabeleiras"; "Lero-lero"; "Nêga do cabelo duro" (Rubens Soares e David Nasser); "A mulher do pandeiro"; e "Edgar chorou".
1943 - "China pau"; "Roberta"; e "Laurindo".
1944 - "Atire a primeira pedra"; "Cecília"; "Depois da hora"; "Laura"; "Ninguém ensaiou"; "Verão no Havaí"; e "Eu brinco".
1945 - "Isaura"; "Doido varrido"; "Que rei sou eu?"; e "Sinfonia dos tamancos".
1946 - "Promessa"; "Trabalhar, eu não"; "Espanhola"; "Vou sambar em Madureira".
1947 - "Pirata da perna de pau"; "Odalisca"; "Marcha dos gafanhotos"; "Coitadinho do papai"; "Palhaço"; "Cordão dos puxa-sacos"; e "Onde estão os tamborins".
1948 - "É com esse que eu vou" (Pedro Caetano); "Rosa Maria"; "Cadê Zazá?" (Roberto Martins e Ary Monteiro); "Não me diga adeus"; ""Falam de mim"; "A mulata é a tal"; "Enlouqueci"; e "Tem gato na tuba".
1949 - "Chiquita bacana" (João de Barro e Alberto Ribeiro); "Jacarepaguá"; "Passo da girafa"; "Marcha do gago"; "Que samba bom"; "Eu quero é rosetar"; e "Tem marujo no samba" (João de Barro).
1950 - "General da banda"; "Serpentina" (Haroldo Lobo e David Nasser); "Balzaqueana"; "Daqui não saio"; "Se é pecado Sambar"; "Nêga maluca" (Evaldo Rui e Fernando Lôbo); "Pedreiro Valdemar"; "A Lapa"; e "A coroa do rei".

Panorama da Música Popular Brasileira (Ary Vasconcelos)
 

Nenhum comentário: