terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Chiquinha Gonzaga

Foto de Chiquinha Gonzaga  Batizada com o nome de Francisca Edwiges, nasceu a 17 de Outubro de 1847, sendo ela um dos maiores vultos femininos da história da música brasileira.
   Recebeu cedo suas primeiras lições de música com o maestro Lôbo (conhecidíssimo na época) e aos onze anos apresentou para a família sua primeira composição: "Canção dos Pastores", com letra de seu irmão.
   Seu primeiro casamento deu-se aos treze anos (hábito na época) e a separação após o nascimento do filho. Casou-se novamente, porém outro matrimônio sem êxito.
   Em uma modesta casa  à rua General Bruce em São Cristovão, vivendo somente com os filhos e abandonada pela família, fêz-se professora de piano, tocou em conjuntos orquestrais que animavam as festas da época, tocou em concertos, musicou peças teatrais, etc.
   Em 1885 regeu a banda da Polícia Militar, dedicando a renda da venda de suas músicas a associaçoes em prol da abolição dos escravos.
   Em 1899, procurada por uma comissão do cordão "Rosa de Ouro", escreveu o famosa marchinha "Abre Alas", música que abre a lista de sucessos carnavalescos.
   Sua primeira viagem para a Europa dá-se em 1902, mas em 1906, em sua terceira viagem a Portugal, é que se torna um ídolo para o público português.
   Em 1923 é coroada uma campanha iniciada por ela quatro anos antes, que objetivava dar uma sepultura condigna a Francisco Manuel da Silva, autor da música do hino Nacional.
   Em 1933 (quase 90 anos), produz seu últmio trabalho teatral: "Maria", de parceria com Viriato Correia.
   Falece a 28 de fevereiro de 1935.
Foto de Chiquinha Gonzaga
  
   Panorama da Música Popular Brasileira (Ary Vasconcelos)

Nenhum comentário: