Gostei deste texto e resolvi compartilhar, por acreditar que a autoavaliação e a troca de ideias e informações precisam estar presentes em nossa prática educacional, como forma de melhorarmos e crescermos sempre.
Dando sequência ao assunto postado anteriormente, esta leitura é direcionada aqueles que já exercem a profissão, e aos que atuarão com a educação musical.
Aproveito para lançar um desafio: - você consegue ampliar a lista citada a seguir?
Bem, vamos lá!!
No livro de Weigel, o trecho compartilhado reforça a importância da musicalização e cita alguns objetivos da música destinados ao período pré-escolar. A autora expõe que explorar o som, o ritmo e o movimento significa descoberta e vivência, pela própria criança, de vários elementos como:
Dando sequência ao assunto postado anteriormente, esta leitura é direcionada aqueles que já exercem a profissão, e aos que atuarão com a educação musical.
Aproveito para lançar um desafio: - você consegue ampliar a lista citada a seguir?
Bem, vamos lá!!
No livro de Weigel, o trecho compartilhado reforça a importância da musicalização e cita alguns objetivos da música destinados ao período pré-escolar. A autora expõe que explorar o som, o ritmo e o movimento significa descoberta e vivência, pela própria criança, de vários elementos como:
- os diversos timbres (características do som) existentes;
- a duração (curto e longo...), altura (grave e agudo), orientação espacial (frente, trás, lado direito, lado esquerdo...), de onde vem o som;
- que o som pode variar de intensidade (forte e fraco) ou ser repetido;
- a variedade e riqueza de sons e movimentos produzidos a partir de nosso corpo;
- a duração (curto e longo...), altura (grave e agudo), orientação espacial (frente, trás, lado direito, lado esquerdo...), de onde vem o som;
- que o som pode variar de intensidade (forte e fraco) ou ser repetido;
- a variedade e riqueza de sons e movimentos produzidos a partir de nosso corpo;
- variedade de sons e movimentos produzidos pelos seres e demais elementos da natureza;
- silêncio (pausas);
- existência da unidade de movimento (ritmo) em nosso corpo e em tudo que nos rodeia;
- existência da unidade de movimento (ritmo) em nosso corpo e em tudo que nos rodeia;
- variação de ritmos, envolvendo percepção, discriminação e memória auditiva;
- andamento (lentos, moderados, rápidos);
- situações que envolvam o controle da respiração;
- situações que aperfeiçoem o desenvolvimento rítmico e controle motor;
- situações que favoreçam uma melhor aquisição das noções de tempo e espaço;
- atividades criadoras musicais;
Brincando de Música - Anna Maria Gonçalves Weigel
Nenhum comentário:
Postar um comentário