domingo, 31 de julho de 2016

Musicalização e Suas Contribuições

   Gostei deste texto e resolvi compartilhar, por acreditar que a autoavaliação e a troca de ideias e informações precisam estar presentes em nossa prática educacional, como forma de melhorarmos e crescermos sempre.
   Dando sequência ao assunto postado anteriormente, esta leitura é direcionada aqueles que já exercem a profissão, e aos que atuarão com a educação musical.
   Aproveito para lançar um desafio: - você consegue ampliar a lista citada a seguir?
   Bem, vamos lá!!


   No livro de Weigel, o trecho compartilhado reforça a importância da musicalização e cita alguns objetivos da música destinados ao período pré-escolarA autora expõe que explorar o som, o ritmo e o movimento significa descoberta e vivência, pela própria criança, de vários elementos como:
   - os diversos timbres (características do som) existentes;
   - a duração (curto e longo...), altura (grave e agudo), orientação espacial (frente, trás, lado direito, lado esquerdo...), de onde vem o som;
   - que o som pode variar de intensidade (forte e fraco) ou ser repetido;
   - a variedade e riqueza de sons e movimentos produzidos a partir de nosso corpo;
   - uma grande variedade de sons e movimentos que podem ser inventados;
  - variedade de sons e movimentos produzidos pelos seres e demais elementos da natureza;
   - silêncio (pausas);
   - existência da unidade de movimento (ritmo) em nosso corpo e em tudo que nos rodeia;
   - variação de ritmos, envolvendo percepção, discriminação e memória auditiva;
   - prática rítmica partindo da palavra;
   - andamento (lentos, moderados, rápidos);
   - situações que envolvam o controle da respiração;
   - situações que aperfeiçoem o desenvolvimento rítmico e controle motor;
   - situações que favoreçam uma melhor aquisição das noções de tempo e espaço;
   - atividades criadoras musicais;



Brincando de Música - Anna Maria Gonçalves Weigel

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