domingo, 26 de junho de 2016

Influência Musical nos Primeiros Anos de Vida

 Confúcio, pensador e filósofo chinês, já dizia: "as palavras podem mentir, os homens podem fingir, somente a música é incapaz de nos enganar..."
 Além de arte, música é a ciência de organizar os sons de maneira agradável ao ouvido. É uma linguagem capaz de despertar e exprimir sentimentos.
 A influência da música sobre o organismo humano se traduz por efeitos sensitivos e motores cuja intensidade varia segundo diferenças individuais.
 Pelo fato de representar uma atividade natural na vida da criança, a música pode contribuir muito para o seu desenvolvimento harmônico e global.
 A música pode criar emoções, liberar energias e provocar muitas outras ações dinâmicas ou inibidoras. Ela atua nas fibras mais sensíveis do ser, através das experiências emotivas que proporciona, como por exemplo, o prazer, que é uma forma de emoção. Daí o fato da criança recém-nascida já se concentrar na audição de música, adormecendo com facilidade ao som de cantigas de ninar.
 Sons estranhos, como uma campainha, apitos, relógios, etc, também despertam a atenção dos bebês. Eles reagem ritmicamente a esses estímulos pela movimentação total do corpo.

 Ao observar o quanto uma criança sente-se feliz cantarolando, mesmo estando sozinha, constatamos o poder da música e sua atuação nos sentimentos infantis mais profundos.
 Pode-se também observar facilmente a emoção causada por uma canção triste ou a animação despertada por outra, mais ritmada, que a criança alegremente acompanha com batidas de mãos e pés. E, na medida em que se sentir empolgada pela canção, maiores serão as oscilações de seu corpo.

 Segundo o psicólogo e pediatra Arnold Lucius Gesell, com aproximadamente 2 anos, a criança consegue reproduzir canções com versos incompletos, geralmente fora de tom. A reação rítmica é bastante acentuada. 

 Mais ou menos aos 3 e 4 anos, a criança reproduz várias melodias pequenas e simples, reconhecendo facilmente algumas delas. Os instrumentos rítmicos a interessam. O controle da voz se torna cada vez mais perfeito e a linguagem vai se completando. Nessa idade, a criança aprecia dramatizar as canções, participa com agrado dos jogos cantados e memoriza numerosos cânticos.

 Ao longo dos 5 e 6 anos, a coordenação dos movimentos de mãos e pés com a música costuma ser feita de forma sincrônica.
 Na dança, a criança passa a revelar equilíbrio rítmico, o que influi na precisão dos movimentos. Com sua curiosidade intensa, experimenta com prazer todo o instrumento de uma banda rítmica.

 Vale registrar que as etapas acima descritas não são rígidas; podem variar de criança para criança.



Brincando de Música - Ana Maria Gonçalves Weigel

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