terça-feira, 22 de novembro de 2016

Depoimento da Esposa de um Músico

   Antes de iniciarmos a postagem, vejamos algumas definições para a palavra "ignorância":
   1. estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo;
   2. estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.
   3. atitude grosseira; grosseria, incivilidade.
   4 condição da pessoa que não tem conhecimento da existência ou da funcionalidade de algo.

   Há um tempo atrás, alguns alunos compartilharam comigo esta carta, e penso ser injusto deixar esse escrito cair no anonimato. Acredito que esta leitura poderá ajudar algumas pessoas a saírem do estado de ignorância em relação a profissão músico. Prosseguiremos...

   Alguns ignorantes perguntaram a esposa:
   " Ele trabalha com o quê?"
   " Ele só toca?"
   " Ele é só um músico?"

    A resposta foi a seguinte:

   "Essas são apenas algumas frases que já ouvi enquanto estava na noite acompanhando meu marido no seu trabalho. Talvez, na hora, para evitar "esticar o chiclete" eu tenha apenas respondido "sim" ou "não", com um sorriso bem amarelo no rosto.
   Mas essa é a resposta correta para todos que já me fizeram tal pergunta infeliz:
   Ele não somente toca e muito menos é "só" músico. Ele ensaia, passa horas em casa concentrado pra tirar aquela música cheia de solos minuciosos que com certeza você adora ouvir enquanto você toma sua cerveja gelada.


   Para isso ele precisa ouvir, tirar, memorizar... Fora isso, depois é preciso ensaiar com a banda no estúdio, para que tudo tenha harmonia. Muitas vezes passa praticamente todos os finais de semana longe de casa, para que você possa curtir o casamento alegre, um barzinho com som legal e de qualidade, ou uma formatura inesquecível.
   Ele é quem faz aquela linda musica, pra que você dê aquele beijo apaixonado na namorada, ou no namorado... enquanto ele mesmo apenas pode olhar e desejar felicidade ao casal... E ele não é só músico.
   E se eu me importo? Eu realmente não me importo, eu me orgulho, o que é bem diferente, porque ele tem a coragem de poucos, a coragem de fazer o que ama.
   Porque ao contrário do que muitos pensam, a noite do músico não é só festa e bebida.
   Aquele cachê do final da noite (o pouco que ganha e quando pagam), tem destino certo: as contas de água, luz, telefone, escola, transporte, enfim... igualzinho a todos!
   A diferença é que não dá pra curtir o rolê com a namorada, esposa, família, porque enquanto a maioria esta fazendo isso, ele está trabalhando.
   Então ele não somente toca e ele não é somente músico. Ele realmente toca e sua PROFISSÃO É MÚSICO.
   E isso não faz dele, nem melhor, nem pior do que ninguém, até porque ninguém pergunta: Você é só medico? ou, só advogado? ou só vendedor? Então... o "só" já pode ser excluído dessa frase, porque eu me orgulho muito de ter um esposo músico, e de ter muitos amigos músicos .
   Ok... acho que respondido!"
   Muitas pessoas estão PRECISANDO ler essa resposta.


   (Simone Araújo/Paulo Roberto)

Nenhum comentário: