quinta-feira, 31 de maio de 2018

Dez Guitarras que Você Deveria Conhecer

   Nenhum instrumento musical apresenta tanta variedade de aparência, função e som quanto a guitarra. Quer seja uma silenciosamente elegante Ramirez, a suavemente encantadora D'Angelico ou a ruidosamente funky Telecaster.
   Cada guitarra apresentada a seguir deixou uma marca incrível sobre o cânone do tocar guitarra e serão para sempre conhecidas como clássicas.

D'Angelico Archtop

   Fabricação: 1932 até 1964.
   Considerada por muitos a melhor guitarra de jazz já feita, as D'Angelicos eram feitas sob medida (a parte de cima levemente arqueada em vez de frouxa como os violões folk de cordas de aço), arqueadas de corpos côncavos construídas pelo grande mestre do gênero, John D'Angelico (1905-1964).
   Além do seu tom quente e rico, essas guitarras foram construídas meticulosamente e adornadas com algumas das mais elegantes decorações de todos os tempos.


Fender Stratocaster

   Fabricação: desde 1954.
   A guitarra elétrica mais famosa mundialmente, a Stratocaster, foi desenhada como um instrumento da era espacial no início dos anos 1950, apresentando linhas suaves, tom triplicado e dimensões de corpo pequenas (ao menos se comparada às grandes de topo arqueado do jazz de hoje em dia).
   Nas mãos de mestres como Buddy Holly, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton, este instrumento de corpo maciço tornou-se onipresente e hoje você não pode ir a qualquer loja de guitarra sem ver pelo menos algumas Strats na parede.


Fender Telecaster

   Fabricação: desde 1951.
   Outra grande contribuição da Fender para as tradições da guitarra elétrica é a Telecaster, que foi também a primeira comercialmente feita de corpo sólido (1950).
   A Tele fez sua marca no mundo country, adicionando um som claro e vibrante para gravações incontáveis. Uma guitarra simples feita de uma tábua ou cascalho, eletrônicos básicos e um braço maple serviu o padrão para o desenho da guitarra elétrica que permanece clássica até hoje.


Gibson ES-335

   Fabricação: desde 1958.
   Introduzida nos anos 1950, este instrumento é um fino desenho "semihollow-body" que procurou combinar as qualidades acústicas da grande archtop com a solidez da elétrica de corpo maciço.
   O resultado foi uma guitarra excelente com o tom florestal suave, boa para o jazz límpido e o rock & roll pesado. O projetor mais famoso dessa guitarra foi o mais pop do jazz dos anos 1970, Larry Carlton, também conhecido como Sr. 335.



Gibson J-200

   Fabricação: desde 1937.
   Para um tom acústico estrondoso e aparência estilosa, veja não mais distante do que a venerável Gibson J-200.
   Essa "jumbo" de corda de aço foi direcionada aos guitarristas de country e rapidamente tornou-se uma clássica de Nashville. De especial observação é seu Rosewood ornamental e corpo madrepérola embutido, que é modelada algo como um bigode.



Gibson Les Paul

   Fabricação: desde 1952.
   Nomeada após o músico Les Paul (sensação do pop jazz dos anos 1950) utilizá-la, o modelo Gibson Les Paul ironicamente veio a se tornar um dos instrumentos definitivos do rock & roll.
   Promovida por Jimmy Page e Jeff Beck, esse simples corte elétrico exibe um tom rico e grave, que ajudou a definir o som do hard rock e do heavy metal.



Gretsch 6120

   Fabricação: desde 1954.
   Mais conhecida como a guitarra elétrica do virtuoso do country Chet Atkins, os tons grandes e da moda dessa hollow-body foram comuns em muitas gravações de rock e country das décadas de 1950 e 1960.
   Com seus raros captadores Filtertron e uma alavanca vibrato gorjeante Bigsby, a 6120 também deu ao antigo roqueiro Duane Eddy seu som de guitarra caracteristicamente fanhoso.



Martin D-28

   Fabricação: desde 1931.
   Martin primeiro produziu em massa violões "dreadnought" (nomeado após uma classe de navios de guerra em 1931), e sua D-28 é o perfeito exemplo de seu design excelente com uma cintura gorda e tom grave-pesado.
   Essa grande guitarra se tornou integral aos sons do country, blue grass e de fato sobre todas as músicas do violão acústico com cordas de aço.



Ramirez Classical

   Fabricação: meados de 1800.
   Violonistas sérios de flamenco e clássico muitas vezes consideram tocar apenas um tipo de violão, o Ramirez.
   Primeiramente construído em meados do século XIX, os violões clássicos de Jose Ramirez ajudaram a definir o estilo com cordas de passagem flexível (mais tarde, nylon).
   Dentre os primeiros defensores da Ramirez, estava ninguém menos do que o mestre Andrés Segovia.


Rickenbacker 360-12

   Fabricação: desde 1963.
   O tom de guitarra vibrante no início dos Beatles e Byrds vieram de uma ótima guitarra, a Rickenbacker 360-12.
   Uma elétrica semihollow-body com 12 cordas, essa clássica tem um tom completamente inconfundível no universo da guitarra.
   A eterna Rick voltou à tona na década de 1980 em gravações estrondosas de Tom Petty e R.E.M., entre muitos outros artistas.



Guitarra Para Leigos - Mark Phillips e Jon Chappell;

Nenhum comentário: