domingo, 5 de maio de 2013

Samba e sua origem

   Entre 1889 e 1927 no Brasil, alguns gêneros musicais que estavam em voga foram: a modinha, o lundu, a polca, a quadrilha, a valsa, o scottish, etc. Também neste período surgiu um novo gênero que  se tornaria um dos grandes da música popular brasileira, o Samba.

   No "Dicionário do Folclore Brasileiro" de Luís da Câmara Cascudo, encontra-se uma possível origem para a palavra samba: Provinda de Semba, umbigada em Luanda.
    Dizemos que há raízes africanas no samba, pois é fácil compreender que com a vinda dos escravos africanos para o Brasil, suas músicas e suas danças também chegaram em nossas terras, e ao que tudo indica, foi na Bahia onde começaram a surgir as primeiras sessões de samba, ou seja, danças de negros, sagradas e profanas.
    Essas danças foram aos poucos tomando forma autônoma, distinguindo-se das danças africanas originais.

   Mais tarde, baianas como Tia Ciata, Tia Amélia (mãe de Donga), Tia Presciliana de Santo Amaro (mãe de João da Baiana) , Tia Verdiana (mãe de Chico da Baiana), Tia Mônica (mãe de Pendengo e da baiana Carmen), Tia Gracinda, e baianos como Hilário da Jardineira, transferiram-se para o Rio de Janeiro e continuaram a promover em suas casas sessões de Candomblé.
   A partir de 1870, pelo cruzamento ou influência recíproca e sucessiva do Lundu, Polca, Habanera, Maxixe, e Chôro, começaram a aparecer músicas que tendiam ritmicamente para o samba: "Moqueca, Sinhá" (1870, espécie de Lundu), "As Laranjas de Sabina" (1888), "Morte do Mal" (1893), "Não Deixa Tirar" (1902) e "Vem Cá Mulata" (1906). O primeiro samba (samba de partido alto) gravado foi "Em Casa da Baiana", de autor desconhecido e executado por um conjunto instrumental, provavelmente em 1911.
    Em 1914, com a canção "A Viola Está Magoada", gravada por Baiano, Júlia e o Grupo da Casa Edison, é usada novamente neste disco a denominação "samba".
  Contudo, o primeiro samba de sucesso foi "Pelo Telefone", de Donga e Mauro de Almeida. Esse samba foi lançado para o carnaval de 1917, gravado inicialmente pela Banda Odeon e posteriormente por Baiano.


Panorama da Música Popular Brasileira (Ary Vasconcelos)
 

Nenhum comentário: