quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Personagens da Música Brasileira no Século XVI

Francisco de Vacas (1530? - 1590)

   Francisco de Vacas, cantor e bandurrista, é considerado a primeira personalidade da música brasileira.
   Europeu, provavelmente português ou espanhol. Nasceu por volta de 1530, e pode ter falecido em Salvador, Bahia, em meados de 1590.
   Em 1550 foi nomeado Provedor da Fazenda Real da Capitania do Espírito Santo, estado onde também ensinou música. Após alguns anos de morada em Vila Velha (ES), mudou-se para a Bahia a convite do Bispo D. Sardinha que ficou impressionado com sua habilidade de cantor e músico, convencendo-o a se ordenar sacerdote.
   "Músico e cantor afamado, companheiro do Pe. Penafiel, é o primeiro músico que pôs pé em terra baiana; foi encarregado do ensino da música aos alunos dos colégios dos jesuítas (1554)", escreve Isa Queirós Santos.
 
 

Padre José de Anchieta (1534 - 1597)

    O Padre José de Anchieta (Joseph d' Anchieta) nasceu em Laguna, Ilhas Canárias (Espanha), a 19 de março de 1534, e faleceu em Reritiba (hoje Anchieta - Espírito Santo) a 9 de junho de 1597.
   Partiu para o Brasil em 1553, como missionário.
   José de Anchieta ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música, por escolha do seu fundador Heitor Villa Lobos, pela importância do jesuíta na educação musical e teatral do Brasil.
   Segundo Couto de Magalhães, citado por Luís Câmara Cascudo, Anchieta teria composto versos do ritmo e solfa do cateretê ou catira, dança que considerara "profundamente honesta".
   Os cateretês de Padre de Anchieta, se efetivamente foram compostos, não chegaram até nós.
 
 
Raízes da Música Popular Brasileira (Ary Vasconcelos);
Catálogo Histórico da Aduanas Brasileiras - Letra E. (Memória Receita Federal);
Notícias Sobre De Vacas Dirigidas aos Barrenses, do Jucu (Blog: Música nas Alturas );
Infopédia - Enciclopédia e Dicionários Porto Editora;

Nenhum comentário: