Um novo hábito começou a se firmar: a contratação de músicos profissionais para fazer concertos particulares. A aristocracia passou a contratar músicos e os melhores começaram a ser disputados.
No Barroco, valorizou-se bastante a música tocada só por instrumentos. Pela primeira vez na história da musica, os compositores começaram a dar importância à diferença dos sons de cada instrumento e a utilizá-los em suas composições.
Os compositores mesclavam sons fortes e fracos. Por isso o Barroco é um período em que se observam muitos contrastes, decorrentes da filosofia da época, como entre pobres e ricos, católicos e protestantes. Diga-se de passagem que a reforma protestante de Martinho Lutero aconteceu neste período.
Como na arquitetura, toda ornamentada, a música barroca também é cheia de enfeites, feitos pelo uso de muitas notas. Esses enfeites tinham como função dar mais beleza e valorizar os instrumentos da época, que apresentavam pouca sonoridade. Assim, para se obter contrastes, os compositores escreviam da seguinte maneira: todos os músicos tocavam juntos, fazendo um efeito forte, e em outros momentos poucos músicos tocavam, proporcionando um efeito fraco. Mesclavam assim o forte e o fraco, criando um contraste musical, como o claro e escuro na pintura.
O ritmo da música barroca é bem marcante, inspirado na polifonia vocal do Renascimento, os compositores barrocos passaram a fazer a mesmo coisa nos instrumentos, isto é, utilizar melodias diferentes para serem tocadas ao mesmo tempo.A música dessa época tem ritmos energéticos e constantes, com bastante ornamentos e contrastes de timbres instrumentais. Além do contraste de poucos contra muitos instrumentos, mesclando sonoridades fortes e fracas.
Ocorreu também um importante acontecimento na música. O italiano Stradivarius (1644-1737), na cidade de Cremona, construiu os mais perfeitos violinos, considerados até hoje insuperáveis.
Em consequência, surgiram os primeiros grandes violinistas, músicos com habilidade e técnicas que beiravam a perfeição. O compositor italiano Vivaldi foi um deles.
Os primeiros virtuoses da história da música surgiram nesse período. Menciona-se Vivaldi, no violino; Bach, no órgão; Haendel, no cravo.
Principais compositores:
Antonio Vivaldi (1678-1741): autor de diversas óperas, concertos e da famosa Quatro Estações;
George Friedrich Haendel (1685-1759).
Johann Sebastian Bach (1685-1750): grande virtuose do órgão.
CURIOSIDADE:
Ópera e a orquestra nasceram nessa época.
A ópera é formada por recitativos, árias e coros, e algumas delas têm balés.
Recitativos: palavras acompanhadas com pouca música, que desenvolvem o enredo da história contada na ópera.
Árias: cantos acompanhados pela orquestra que destacam um acontecimento importante da história contada na ópera.
Coro: conjunto de cantores que reforçam os acontecimentos importantes da história.
Você já deve saber que a partitura é a escrita da composição musical. A primeira ópera cuja partitura sobreviveu até a atualidade foi Orfeu, do compositor Claudio Monteverdi (1567-1643).
Em 1607, Monteverdi apresentou a ópera Orfeu na cidade de Mântua (Itália) com uma orquestra de 36 músicos. Essa apresentação é considerada como o início da história da ópera.
A valorização da música instrumenta e o estudo do canto começaram a se desenvolver no barroco, e o mesmo ainda hoje é utilizado na ópera.
fontes :
Coleção História da Música - vol. I (C. Miranda e L. Justus);
Uma Breve História da Música (Roy Bennett);
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