domingo, 31 de dezembro de 2023
Instrumentos Excêntricos
quarta-feira, 29 de novembro de 2023
Baixaria, Choro, Chorão!
Calma, que esse título não tem sintonia com notícias ruins de jornalismos pobres e sensacionalistas!!
Descobriremos a seguir o significado dessas palavras no mundo da música. Vamos lá!!
O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical da música popular brasileira que conta com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamado de Regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de Chorões. Apesar do nome, o gênero tem, em geral, um ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes. O Choro representa a formação instrumental mais tipicamente brasileira e o agrupamento musical mais antigo dentro da música popular brasileira.
![]() |
ilustração de Alvaro Martins |
O Regional de Choro é tradicionalmente formado por um ou mais instrumentos de solo (flauta, bandolim, clarinete ou saxofone) e pelo cavaquinho, violões e pandeiro no acompanhamento. O cavaquinho executa o "centro" da harmonia, um ou mais violões de 6 cordas (juntamente com o violão de 7 cordas) executam a harmonia e as variações/modulações, o violão de 7 cordas atua como o baixo e o pandeiro faz a marcação de ritmo. O cavaquinho, apesar de possuir limitações com relação à sua extensão, também é usado como instrumento de solo.
O Choro, em sua essência, é um gênero musical puramente instrumental. Nos poucos Choros que possuem letra, pode-se dizer que grande parte foi escrita anos após o Choro ter sido composto ou mesmo anos após a morte com compositor.
Poderíamos dizer que o Choro, historicamente começa a nascer na cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX, com a chegada ao Brasil da família real portuguesa, que fugia da invasão de Napoleão e trazia consigo quinze mil europeus. Como consequência direta, a cidade do Rio de Janeiro passa por transformações urbanas e culturais sem precedentes. Músicos, novos instrumentos musicais e novos ritmos europeus chegam ao Rio de Janeiro e são imediatamente aceitos pelo sociedade. Em pouco tempo, a cidade do Rio de Janeiro passa a ser conhecida, conforme dito pelo poeta Araújo Porto Alegre, como "a cidade dos pianos".
O Choro é o resultado da exposição do músico brasileiro aos estilos musicais europeus, essencialmente à polca (primeiramente apresentada no Rio de Janeiro em 1845), num ambiente musical já fortemente influenciado pelos ritmos africanos, principalmente o Lundu, já presente na cultura brasileira desde o final do século XVIII. Tal como o Ragtime nos Estados Unidos, o Choro surge em decorrência das influências dos estilos musicais e ritmos vindos de dois continentes: Europa e África.
A primeira referência ao termo "Choro" aparece na década de 1870, quando o flautista Joaquim Antônio da Silva Callado, considerado pioneiro nesse processo de fusão dos estilos e rimos musicais europeus/africanos, cria um conjunto chamado "Choro Carioca". O Maestro e Professor Baptista Siqueira, biógrafo de Joaquim Callado, esclarece que "com o Choro Carioca, ou simplesmente "Choro de Callado", ficou constituído o mais original agrupamento musical reduzido do Brasil. Constava ele, desde sua origem, de um instrumento solista (a flauta), dois violões e um cavaquinho, no qual somente um dos compositores sabia ler a música escrita: todos os demais deviam ser improvisadores do acompanhamento harmônico".
De onde vem a palavra choro?
Há controvérsias, entre os pesquisadores, sobre a origem da palavra "Choro".
O verbete pode ter derivado da maneira chorosa de se tocar as músicas estrangeiras ao final no século XIX, e os que assim a apreciavam passaram a denominá-la música de fazer chorar. Daí o termo Choro. O próprio Conjunto de Choro passou a ser denominado como tal, como por exemplo, o "Choro de Callado".
![]() |
Joaquim Callado |
O termo pode também ter derivado de "xolo", um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas, expressão que, por confusão com o parônimo português, passou a ser conhecida como "xoro" e, finalmente, na cidade, deve ter começado a ser grafado com "ch".
Outros defendem que a origem do termo deve-se à sensação de melancolia transmitida pelas modulações improvisadas de contracanto do violão (também chamadas de "baixarias").
Fonte
Classics of the Brazilian Choro - Joaquim Callado (Choro Music);
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
War Loudness
- Californication, 1999 (Red Hot Chilli Peppers)
- Songs for the Deaf, 2002 (Queens of the Stone Age)
- Vapor Trails, 2002 (Rush)
- Whatever People Say I Am, That´s What I'm Not, 2006 (Arctic Monkeys)
- Modern Times, 2006 (Bob Dylan)
- Back to Basics, 2006 (Christina Aguilera)
- Memory Almost Full, 2007 (Paul McCartney)
- Icky Thump, 2007 (The White Stripes)
- Death Magnetic,, 2008 (Metallica)
- Black Gives Way to Blue, 2009 (Alice in Chains)
Foi, então, criada uma unidade de medida de loudness, o LUFS. Atualmente esta é a melhor maneira de se medir a intensidade do áudio.
sábado, 30 de setembro de 2023
A Grandeza da Música Brasileira e a Pobreza dos Músicos no Brasil
Pequenas Prefeituras
"Haverá justiça para música brasileira ou ela está fadada a ser o paraíso de Reis do Gado como o Gusttavo Lima, que comprou uma fazenda milionária no MT cobrando cachês de pequenas prefeituras no país".
Direito Autoral e as Plataformas de Streaming
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Breve História da Gravação
1877 - O fonógrafo de Edson. Esse aparelho, podemos dizer que foi o primeiro gravador da história. Usava um processo mecânico em que uma agulha de aço percorria os sulcos gravados em um cilindro de chumbo.
1885 - Surge um segundo tipo de fonógrafo inventado por Chichester Bell e Charles Tainter, chamado gramofone.
1902 - Surge o primeiro gravador magnético chamado telegrafone, inventado por Valdemar Poulsen. A gravação era feita em um fio de arame. Surgem os discos de dois lados inventados na América do Sul.
1913 - Edson adere aos discos planos e começa a fabricá-los. Tinham uma superfície de plástico 6,35 mm de espessura.
1958 - Surgem os LPs estereofônicos, iniciando a era da alta fidelidade. Porém eram frágeis e sujeitos a riscos. É um formato que se mantém no mercado até os dias atuais.
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Paladar Musical
sexta-feira, 30 de junho de 2023
Intensity DK, Profissionalismo
quarta-feira, 31 de maio de 2023
Recordes Curiosos e Impressionantes
Mãos Rápidas
Uma Música Muito Longa
Composta em 1987 pela banda de metal inglesa Napalm Death, a canção se chama You Suffer. Assim como a melodia, a letra da canção é curtíssima e possui apenas quatro palavras: "You Suffer...but, why?"
Mais Vendidos
Um Título Muito, Muito Extenso
Das Antigas
A música foi descoberta onde atualmente é o território da Síria, no Oriente Médio. Apesar da idade, essa música ainda pe tocada nos dias de hoje.
Maior Público da História
Realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o show gratuito apresentado pelo britânico Rod Stewart, em 1994, contou com a presença de 3,5 milhões de pessoas, entrando para o Livro dos Recordes como o maior show gratuito de rock.